Vivência Pedagógica
Este é um espaço para construir e compartilhar diversas "vivências pedagógicas", ou seja, experiências vivenciadas por educadores que possibilitem reflexão sobre a prática e o encaminhamento de novas ações.
Privilegiamos aqui o uso das TIC's, abordando não apenas aspectos técnicos, mas pensando sobre de que maneira estas podem servir para que os alunos aprendam mais, produzam e divulguem conhecimentos.

Mary Grace






Arquivos
 01/07/2005 a 31/07/2005
 01/06/2005 a 30/06/2005
 01/05/2005 a 31/05/2005
 01/04/2005 a 30/04/2005
 01/03/2005 a 31/03/2005
 01/02/2005 a 28/02/2005
 01/01/2005 a 31/01/2005
 01/12/2004 a 31/12/2004
 01/11/2004 a 30/11/2004
 01/10/2004 a 31/10/2004

Clique aqui para votar neste blog!
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 Lista de discussão - Vivência Pedagógica
 Blog sobre WebQuests
 Educarede
 Escola da Ponte - Portugal
 Microsoft Educação
 REBI: Rede Escolar de Bibliotecas Interativas
 Eneti: Encontro Educacional de Tecnologia da Informação
 Escola do Futuro
 Wikipedia
 Revista Educação
 Revista Nova Escola
 Aprender Virtual
 Aprendiz
 Portal Edukbr
 Professora Wireless
 Meu del.icio.us
 Lousa Digital
 Aprendendo a ensinar





Vivência Pedagógica - Tecnologia Educacional
 


Blog da Microsoft

A Microsoft oferece o serviço Msn Spaces, um recurso de blog  bem simples de usar.

Para quem tem o Msn 7.0  há uma integração direta com este serviço, possibilitando que você saiba quem dos seus contatos já atualizou o blog, acessando o  cartão de visitas pelo Messenger.

O interessante é que  também é possível compartilhar fotos, músicas, sites preferidos, o seu perfil e blog  em um espaço disponível de 10MB.

Vale a pena conferir... o meu já foi iniciado e está disponível em http://spaces.msn.com/members/marygrace/

O blog criado pode ser atualizado também por meio do palm e celular,  bastando configurar o dispositivo.

Para saber mais sobre este serviço acesse: http://www.boadica.com.br/.



Escrito por Mary Grace às 14h13
[] [envie esta mensagem
]





Wikipedia: um grande exemplo da colaboração na produção e divulgação do conhecimento

Há algum tempo venho acompanhando e procurando compreender mais sobre a Wikipedia, esta encicloplédia que reune voluntários do mundo inteiro na produção colaborativa do conhecimento.

No início fiz algumas pesquisas sobre termos relacionados à informática e tecnologia. Ao perceber que qualquer pessoa poderia inserir ou alterar um conteúdo existente, não conseguia comprender como havia textos tão bem escritos em um local público e totalmente aberto.

Ao criar o meu primeiro texto, sobre WebQuest, recebi, em poucos minutos o apoio de voluntários que me apoiaram na configuração do ambiente. Antes disso, utilizei um recurso que permite assinar o texto e logo em seguida, apareceu no meu espaço para discussão, uma orientação de que o texto criado na Wikipedia não é de um autor apenas, mas de todos que criam, alteram e sugerem novas formas de abordar um assunto. Foi assim que compreendi o verdadeiro sentido desta produção e o porquê do sucesso deste projeto.

Por outro lado, a nossa autoria também é respeitada, pois um colaborador da Wikipedia, faz parte do rol de wikipedistas e o próprio ambiente armazena um histórico sobre as colaborações de cada um. Em vez de criar um único artigo, assinado, fechado e concluído por apenas uma pessoa, podemos contar com a colaboração de todos que conhecem um pouco sobre o tema e que podem complementá-lo, tornando o trabalho muito mais rico.

Penso que precisamos pensar nestas novas formas de lidar com o conhecimento. também na escola. A cada dia que passa, as ferramentas estão sendo adaptadas para o trabalho colaborativo das equipes. Como sempre, estas experiências iniciam na empresa e demoram muito para chegar até a escola. Os programas da Microsoft apresentam diversas soluções para compartilhamento de arquivos, controle de alterações, uso do Messenger e Netmeeting para desenvolver um texto em parceria... o Webnote possibilita o desenvolvimento de  projetos em locais e momentos diferentes. O Wiki, ferramenta usada na Wikipedia, permite também que pessoas produzam textos em conjunto, discutam sobre o que estão produzindo e tenham um registro das alterações realizadas durante todo o processo.

O ato de ensinar dá lugar para a maravilhosa experiência de aprender. Aprender realmente fazendo, participando, construindo conhecimento e compartilhando com o mundo.

Estamos na era da produção cada vez mais rápida de conhecimento. Não há necessidade de ensaiar, preparar-se para... e futuramente divulgar as descobertas, mas de imediatamente socializar e buscar parcerias, aprendendo cada vez mais compartilhando com outras pessoas que tenham as mesmas necessidades.



Escrito por Mary Grace às 23h59
[] [envie esta mensagem
]





Histórias Digitais

Há pouco tempo atrás tive o prazer de participar de um WorkShop sobre histórias digitais, ministrado pelo Professor Eduardo Chaves.
Fomos desafiados a criar uma história, elaborando roteiro e escolhendo as imagens para produzirmos  um filme utilizando o Windows Movie Maker.
Esta experiência nos fez perceber o quanto é importante e significativo registrar as nossas memórias e mais ainda, o quanto podemos aprender ao conhecer outras pessoas por meio de suas histórias.
Acho importante divulgar o site com as nossas primeiras produções e avisar que neste momento muitas outras têm surgido por indicações de pessoas que participaram ou ficaram sabendo desta experiência.

O Windows Movie Maker é um programa gratuito para quem usa o sistema operacional Windows XP. Este software possibilita a edição de vídeos por meio de imagens, sons e outros vídeos, incluindo o uso de efeitos e sincronização entre imagens e áudio. A versão mais completa do Movie Maker também pode ser obtida ao instalar o Service Pack II, disponível no site da Microsoft.



Escrito por Mary Grace às 16h21
[] [envie esta mensagem
]



 
  [ Ver arquivos anteriores ]