Vivência Pedagógica
Este é um espaço para construir e compartilhar diversas "vivências pedagógicas", ou seja, experiências vivenciadas por educadores que possibilitem reflexão sobre a prática e o encaminhamento de novas ações.
Privilegiamos aqui o uso das TIC's, abordando não apenas aspectos técnicos, mas pensando sobre de que maneira estas podem servir para que os alunos aprendam mais, produzam e divulguem conhecimentos.

Mary Grace






Arquivos
 01/07/2005 a 31/07/2005
 01/06/2005 a 30/06/2005
 01/05/2005 a 31/05/2005
 01/04/2005 a 30/04/2005
 01/03/2005 a 31/03/2005
 01/02/2005 a 28/02/2005
 01/01/2005 a 31/01/2005
 01/12/2004 a 31/12/2004
 01/11/2004 a 30/11/2004
 01/10/2004 a 31/10/2004

Clique aqui para votar neste blog!
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 Lista de discussão - Vivência Pedagógica
 Blog sobre WebQuests
 Educarede
 Escola da Ponte - Portugal
 Microsoft Educação
 REBI: Rede Escolar de Bibliotecas Interativas
 Eneti: Encontro Educacional de Tecnologia da Informação
 Escola do Futuro
 Wikipedia
 Revista Educação
 Revista Nova Escola
 Aprender Virtual
 Aprendiz
 Portal Edukbr
 Professora Wireless
 Meu del.icio.us
 Lousa Digital
 Aprendendo a ensinar





Vivência Pedagógica - Tecnologia Educacional
 


Podcast e videologs

Estamos em uma era privilegiada de democratização da Web por meio dos blogs, criação de rádios on-line, fotologs e até mesmo programas de "TV na Web" com os videologs que possibilitam que qualquer pessoa  deixe sua marca na Web, o que não era possível até pouco tempo atrás.

Todas estas possibilidades têm conquistado crianças, adolescentes e adultos. Algumas escolas desenvolvem trabalhos significativos com os alunos, como as do projeto educom e a escola Abrão de Moraes, com projeto de rádio e agora de TV pela Web. Vale a pena conferir e investir mais em experiências como estas.

Para quem já trabalha com PodCast, é possível até concorrer a promoção do Caderno link, que irá premiar o melhor PodCast este mês http://img01.link.estadao.com.br/multimidia/radio/90.mp3.



Escrito por Mary Grace às 03h19
[] [envie esta mensagem
]





Dia das mães

Esta data me emociona bastante, não só por ter uma mãe maravilhosa como a minha e que sempre me deu a maior força, mas também por uma experiência muito significativa que tive com os alunos nesta época.

Eu propus aos alunos da foto (uma turma de segunda-série) gravarmos um CD de áudio para as mães. Boa parte dos alunos nem tinha computador em casa, mas a grande maioria tinha um tocador de CD.

Ensaiamos a música "Amor I love you" da Marisa Monte e estavamos todos animados para gravar o CD. Eu nem sabia direito como fazer, mas estava disposta a aprender e fazer o possível para dar certo.

Para ficar melhor ainda, chamei a Dilma Ramalho (que aparece na imagem, segurando o violão), do Programa de Educação Tecnológica da SME de São Bernardo. A Dilma é uma cantora bastante famosa e conhecida em São Bernardo. Deixei-a com os alunos e meia hora depois, foi incrível notar a diferença e como eles estavam cantando bem!

Ao término da gravação que vocês poderão ouvir aqui... , cada aluno criou uma etiqueta para o seu CD e levou sua produção com a foto acima na capa. O som ficou um pouco baixo por conta dos equipamentos simples que tínhamos, mas a voz das crianças ficou maravilhosa e o difícil foi os alunos deixarem o CD com as mães depois... pois sentiam que era um presente para eles também.

Nesta data, vale a pena propor uma experiência significativa como essa. Isso me traz bastante saudades...



Escrito por Mary Grace às 03h05
[] [envie esta mensagem
]





Organização da Informação

Algumas ferramentas tem facilitado muito a minha organização, e como já são bem conhecidas, vou apenas descrevê-las e explicar as razões  pelas quais tenho utilizado:

- blogs: me ajudam a sintetizar experiências e recursos interessantes na área de Tec. educacional e é uma forma de registro. Sempre tive muita dificuldade (para não dizer preguiça) em registrar... embora entenda a importância, acho chato relatar algo apenas p/ minha própria reflexão. Já o registro  na forma de blog, sabendo que estou compartilhando experiência com outros educadores e que posso receber feedback, me motiva mais... Será que é só comigo ou esta seria uma estratégia interessante para os coordenadores pedagógicos? Assim deixariam de pedir para os professores completarem aqueles caderninhos ou extensos relatórios e ampliariam os horizontes e as possibilidades de socialização de conhecimento de seus educadores para além do universo da Unidade Escolar...

- rss: eu sempre fico ansiosa, querendo saber das últimas novidades relacionadas à minha área de atuação profissional, dentre outros assuntos, por isso este recurso tem facilitado muito. É ótimo saber que sempre estou atualizada com relação aos meus temas preferidos e que não preciso lembrar de acessar todos estes sites com tanta frequencia (o que também não seria fácil). Ainda assim, de vez enquando é bom procurar outras referências e conhecer novos sites. Este blog e o de WebQuest também tem rss : http://vivenciapedagogica.rssblog.zip.net/ e http://euwq.rssblog.zip.net/

- Google desktop: desde que descobri este recurso até me acomodei com a organização das pastas de arquivos e e-mails importantes. Esta ferramenta facilita muito na hora de encontrar um arquivo perdido, isto porque podemos usar critérios de busca semelhantes ao que já usamos com os buscadores comuns.

- del.icio.us:  com o de.li.ci.ous, fica facil organizar os links em diferentes categorias, inserir uma breve descrição para lembrar depois do que se trata e ainda, quanto mais conhecidos com interesses em comum utilizarem este recurso, mais fácil fica, pois é possível "copiar" alguns links lembrados pelo colega. Também é uma grande vantagem poder acessar este recurso de qualquer lugar. O meu está disponível em  http://del.icio.us/marygrace , ainda tenho muito o que atualizar, principalmente na minha área de maior interesse... mas vou com calma...

Estas ferramentas (e/ou outras com objetivos semelhantes) também não foram criadas com intuito educacional... no entanto, acredito que os nossos alunos merecem conhecê-las, pois uma das competências que a escola não pode deixar passar, principalmente nos tempos atuais, é o trabalho com a competência de busca e seleção da informação.

RSS da lista de discussão: http://rss.groups.yahoo.com/group/vivenciapedagogica/rss



Escrito por Mary Grace às 02h24
[] [envie esta mensagem
]



 
  [ Ver arquivos anteriores ]